A gestalt aplicada à educação das crianças

As aplicações das descobertas da Gestalt na Educação são muito
importantes por recusarem o exercício puramente mecânico no processo de
aprendizagem.
Os psicólogos que preconizaram a teoria da Gestalt, como Köhler,
Koffka, defendiam que a experiência e a percepção são mais importantes que as
respostas específicas no processo de aprendizagem. Segundo eles a aprendizagem
acontece através de insight, que se constitui numa compreensão súbita para
solução de problemas. Mas para que isso ocorra existe a necessidade de
experiências anteriores vinculadas ao problema e só acontece em consequência de
uma organização permanente da experiência, que permite a percepção global dos
elementos significativos.
Assim, a aprendizagem deve-se a uma re-organização do campo
cognitivo que permite a compreensão de um problema e a sua solução. Para a
gestalt a experiência não é o único factor de aprendizagem, pelo que esta
resulta da compreensão e percepção da mesma.
Isto ajuda a explicar porque razão duas crianças, da mesma faixa
etária, que sejam sujeitas ao mesmo estímulo, nas mesmas condições, o captam,
seleccionam, organizam e interpretam de forma distinta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário